Vida Aconchegante
Como nasceu o “movimento turístico de São Gonçalo do Bação”
Este movimento nasceu forte porque a comunidade passou a acreditar, a se reunir, a trocar informações e a se convencer de que a união faz a força. Percebeu-se, imediatamente, o potencial turístico que o Distrito desperta, em função de suas belezas naturais, de sua história e de se encontrar bem localizado dentro do chamado Circuito Estrada Real, situado entre quatro importantes centros turísticos. Está próximo da Capital Mineira, pertence ao desenvolvido e histórico Município de Itabirito, possui de um lado a maravilhosa cidade histórica de Ouro Preto e de outro a também belíssima cidade histórica de Congonhas.
Daí, tão logo as conversas evoluíram, veio o passo certeiro para o movimento, com o suporte dos atrativos já existentes, como o Grupo de Teatro de São Gonçalo do Bação, construções históricas, natureza privilegiada, belas cachoeiras e trilhas, produtos agropecuários e artesanais, ótimos bares e restaurantes inclusive recebendo novos investimentos,comida típica, produção da cachaça artesanal, também com mais investimentos, construção de novas pousadas, além do seu povo hospitaleiro e amigo, que é o mais importante.
Os visitantes ficam à vontade para andarem pelo distrito e conhecerem sua vida aconchegante. Sabe-se que tudo é muito harmônico no povoado, onde pode-se ter contato com a verdadeira cultura interiorana de Minas. É possível tomar um café da manhã ouvindo o som de muitos pássaros e de diversos animais domésticos e silvestres em um sítio ou fazenda, conhecer criadouros de avestruz, cordeiro, pônei, mini-boi, queixada e outros, onde tudo é muito próximo, e almoçar deliciosos pratos da culinária típica mineira, coisas de vida simples e saudável que fazem as pessoas se sentirem mais felizes.
A paisagem é muito bonita, com uma vista privilegiada e destaque para o Pico de Itabirito, além de belas cachoeiras como a Benvinda, Rasgão e cocho de pedras. Outra boa atração do distrito, também, é a sua Igreja com os altares da nave, em estilo rococó, que são do final do século XVIII ou início do XIX. No mês de julho acontece o tradicional Festival de Inverno de São Gonçalo do Bação, com eventos culturais e artísticos, comidas típicas e outros atrativos. Dizem alguns moradores e visitantes que o melhor do lugar é simplesmente não fazer nada ou “ficar-à-toa”, de forma que é possível não saber o dia da semana ou mesmo perder a noção de tempo e até de dinheiro.
Ai estão as razões do movimento turístico. Se ligue nessa e viva intensamente!
A comunidade e o movimento agradecem.